quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SEMANA DOS AFETOS - 11 a 19 de fevereiro

O agrupamento de Escolas da Lousã vai, durante esta semana, desenvolver algumas atividades no âmbito dos afetos.




Eis o calendário das atividades previstas:



Os afetos podem ser entendidos como a capacidade e a atividade de afetar (afeto) os outros, de os tocar (sentimental e fisicamente), de os sensibilizar positiva ou negativamente.


Se durante o processo do nosso desenvolvimento tivermos poucos momentos afetivos, ficamos carentes, o nosso psiquismo fica afetado, ou melhor dizendo, “infetado”. A nossa capacidade relacional, a nossa auto-estima,  a forma como encaramos a vida fica prejudicada, fica doente. A falta de afeto provoca “infeções relacionais”, permite o desenvolvimento de “vírus” emocionais e anti-sociais que não deixam a pessoa estar bem consigo e com os outros. Quem não recebeu afetos dificilmente é capaz de posteriormente partilhar afetos.

A ausência de experiências afetivas e ternurentas pode significar abundância de experiências de rejeição e violência. Possivelmente, a violência doméstica e a violência no namoro poderão estar ligadas a estas carências afetivas que originam falta de confiança em si próprio, no seu valor.



É por isso um bom clima afetivo é fundamental para uma saúde relacional, uma boa auto-estima, uma boa auto-confiança, uma boa segurança emocional, etc. 



Sem comentários:

Enviar um comentário